Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Blog Article
Essa IST é uma das DSTs mais comuns globalmente, atingindo inúmeras pessoas anualmente. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se ignorada, pode desencadear danos à saúde. A seguir, trataremos sobre os sinais mais comuns, meios de contágio, identificação da doença e maneiras de combate da gonorreia.
Definição da Gonorreia
Essa IST é uma patologia infecciosa que compromete principalmente as estruturas do sistema genital, como uretra, região cervical, ânus e faringe. Embora possa ser curada com antibióticos, a demora no diagnóstico pode levar a consequências graves.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem mudar entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os principais sinais podem ser:
Nos Homens:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Nas Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Outras Manifestações:
A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.
Formas de Disseminação da Doença
A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, abrangendo relações vaginais, anais e orais. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.
Métodos de Diagnóstico
A confirmação da infecção é realizado por meio de testes clínicos, como:
Identificação da bactéria consulte mais informação na urina: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Detecção genética da bactéria: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.